A vila onde se vê os pássaros de costas
O castelo de Marvão envolve a bela vila medieval de Marvão. Localizada na serra de São Mamede, esta vila pertence ao distrito de Portalegre e fica muito perto de Castelo de Vide e da fronteira com Espanha. Marvão foi edificada por cima de um enorme rochedo, ficando a cerca de 850m de altitude.
As muralhas do castelo estão muito bem preservadas e envolvem praticamente toda a vila, o que dá ao lugar um aspecto quase único. As muralhas, reforçadas com torres e cubelos, estão distribuídas em linhas defensivas concêntricas. A noroeste da vila, encontra-se a linha interna de defesa com duas torres e um cubelo, denominado de torre de menagem. Em seguida, as linhas intermédias com várias ameias e reforçada com torres maciças. Por fim, a linha exterior de defesa, que envolve a vila, é constituída pela barbacã e por algumas torres de vigia.
De acordo com os registos históricos, o nome de Marvão terá derivado de Ibn Marwan, um líder militar Mulçumano, que terá construído o castelo entre os anos de 876 e 877. Durante a reconquista Cristã, foi D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, que, vencendo os mouros, conquistou Marvão entre 1160 e 1166. Tendo sido recapturada em 1190, por pouco tempo, pelos mouros, foi a vitória dos Cristãos sobre os Almohads em 1212 que finalmente trousse segurança a estas terras.
Dado a que Marvão ficava junto da fronteira com as terras conquistadas pelo competetivo Reino Espanhol de Leão, este rapidamente passou a ser um ponto estratégico importante para o joven país de Portugal. Em 1214, Marvão já estava inscritos em território Português pela demarcação do termo de Castelo Branco. Mais tarde, em 1224, o rei D. Sancho II concedeu a Marvão a Carta de Foral, ou apenas Foral (documento real que regulava a administração de uma nova vila ou cidade), com vista a fortificar as defesas. Deram-se também início a obras de expansão, detacando-se a construção da torre de menagem a partir de 1300.
Hoje em dia, Marvão é um município com um total de 154.9 quilómetros quadrados e 4 freguesias:
- Beirã
- Santa Maria de Marvão
- Santo António das Areias
- São Salvador da Aramenha
Brasão de Marvão
Este artigo foi escrito com a antiga grafia.