Neste artigo vou descrever os passos necessários para instalar o Cordova e configurar o Netbeans para usá-lo como IDE para desenvolver as suas aplicações mobile. Apesar de podermos usar qualquer editor de texto para criarmos as nossas aplicações e usar os comandos do Cordova pela linha de comandos, decidi escrever este artigo para quem está habituado e gosta de usar o Netbeans, como eu. Eu uso o Arch Linux, mas o processo poderá ser semelhante em qualquer outra distribuição de Linux, podendo haver casos em que tenha que usar o Node JS para instalar o Cordova.
Caso ainda não tenha o Netbeans instalado, poderá começar com a sua instalação como root ou usando o comando sudo:
$ sudo pacman -S netbeans
Se também ainda não instalou um ambiente Java, durante a instalação do Netbeans poderá optar pela versão 7 ou 8. Eu aconselharia a versão JDK8.
O Cordova necessita do NodeJS e pode até ser instalado com o utilitário “npm”, o qual também pode ser instalado a partir do repositório oficial do Arch Linux (aconselhável se pretender instalar futuros componentes). Porém, o Arch já disponibiliza o Cordova nos repositórios, não sendo necessário usar o “npm”.
Podemos então instalar o Cordova:
$ sudo pacman -S cordova
Contudo, repare que, se ainda não tinha instalado os pacotes do NodeJS e do NPM, estes irão surgir como dependências necessárias, assim como alguns outros pacotes:
resolving dependencies... looking for conflicting packages... Packages (8) acorn-4.0.4-1 browserify-13.3.0-1 http-parser-2.7.1-1 libuv-1.10.2-1 nodejs-7.4.0-1 npm-4.1.1-1 semver-5.3.0-1 cordova-6.4.0-2 Total Download Size: 21,00 MiB Total Installed Size: 69,02 MiB :: Proceed with installation? [Y/n]
Caso pretenda desenvolver apps para Android, não se esqueça de instalar o Android SDK, pois será necessário para o Cordova criar o seu APK para Android. Visite o link https://developer.android.com/studio/index.html para instalar as ferramentas do Android SDK. Pode também instalar o pacote “android-tools” do repositório oficial do Arch Linux ou usar os pacotes do AUR (Arch User Repository). Para mais informações visite o link https://wiki.archlinux.org/index.php/android.
Por fim, ainda outra ferramenta necessária é o GIT, que poderá instalar a partir do repositório oficial:
$ sudo pacman -S git
Estamos finalmente prontos para arrancar o Netbeans. Pode acontecer o Netbeans precisar de actualizar alguns plugins e, se tinha o Netbeans aberto durante a instalação do Cordova, deverá reiniciá-lo. Certifique-se também que tem o plugin HTML5 instalado e activado. Se não, instale-o e active-o:
Criemos então um novo projecto, seleccionemos a categoria HTML5/JavaScript e um projecto tipo “Cordova Application”:
Para variarmos do típico “Olá Mundo”, chamemos ao projecto de “HelloCordova”!
Em seguida podemos escolher um template para o nosso projecto ou começá-lo 100% do zero. Neste exemplo vamos usar o template “Cordova Hello World” (afinal, lá aparece o típico “Olá Mundo”):
Agora podemos escolher algumas ferramentas:
E, finalmente, algumas opções para a nossa app, nomeadamente o ID (pacote), o nome e a versão:
E, terminado o “wizard“, temos o nosso projecto criado com as definições que escolhemos:
Repare num ícone novo que aparece na toolbar, onde podemos escolher como queremos lançar a nossa app:
A seta verde (Run) permite lançar a aplicação. Recorde-se que, para o Cordova criar a aplicação para Android, ou até usar o emulador deste, é necessário que estejam configurados os caminhos para o Android SDK. Porém, ao fazer “Run” pela primeira vez, será exibida uma janela a avisar que a plataforma Android não está configurada. Clique no botão OK para a configurar.
Para definir a variável de ambiente “ANDROID_HOME”, poderá usar o script “~/.bashrc” da sua directoria “home” e adicionar a linha, por exemplo (adapte conforme o seu caso):
export ANDROID_HOME=${HOME}/Android/Sdk export PATH=${PATH}:${ANDROID_HOME}/tools:${ANDROID_HOME}/platform-tools
É importante que o faça, pois caso contrário terá erros ao tentar compilar o seu projecto para Android! No meu caso, optei também por adicionar à variável PATH o caminho dos binários das ferramentas do Android SDK.
Não se esqueça de que poderá ter que instalar primeiro componentes do Android tais como imagens de sistemas e ferramentas de “build“, criar pelo menos um dispositivo virtual ou optar por usar o seu telemóvel em modo de depuração.
Algo que também se deve fazer é retirar todos os plugins que não são necessários. Por defeito, o Netbeans adiciona uma série deles. Para tal, vamos às propriedades do projecto e retiramos os plugins da lista na categoria Cordova:
Façamos novamente “Run”, e tendo o nosso ambiente configurado, poderemos então ver a nossa aplicação a correr:
Podemos adicionar plugins conforme as nossas necessidades, mas infelizmente já vi que, por vezes, o Netbeans dá erros ao instalar os plugins. Nestes casos, acabo por ir à linha de comandos e correr o Cordova manualmente.
Este artigo foi escrito com a antiga grafia.