World of Warcraft – Classic
E finalmente, está quase a arrebentar a abertura dos servidores da Blizzard para o velho mundo de Azeroth, tal como foi na altura do vanilla (isto é, a primeira versão do jogo, sem expansões). É já no próximo dia 27 de Agosto e a ansiedade de muitos velhos jogadores, como eu, está em alta. Até lá, para quem tem a conta activa, é possível ir já reservando 3 nomes de personagens, criando até um máximo de 3 personagens.
É verdade, admito-me um viciado em WoW, mas também é um facto que, ultimamente, chegam a passar meses que não lhe toco. Para os mais “puristas” como eu, talvez seja fácil perceberem a razão. Vamos a caminho de 15 anos de World of Warcraft e muita coisa mudou! Quem joga WoW agora e jogou na altura do vanilla, bem o pode dizer. Eu comecei a jogar por volta de Fevereiro de 2007, pouco depois de ter saído a primeira expansão – The Burning Crusade – e lembro-me bem que só lá para o início do verão é que cheguei a nível 60 e, então, comprei o TBC e, para chegar ao novo nível máximo – 70 – lá foram mais umas semanas. Isto, claro, a jogar com uma regularidade normal, sem noitadas. Agora, subir de nível é cada vez mais fácil. À medida que as expansões foram surgindo, a pontuação de “pontos de experiência” (XP – eXpirience Points), necessários para subir de nível, foi diminuindo progressivamente (apenas para os níveis anteriores à nova expansão, claro).
Lançamento
Foi a 23 de Novembro de 2004 que o jogo saiu pela primeira vez na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. Seguiu-se a Coreia a 18 de Janeiro de 2005 e, finalmente, a Europa a 11 de Fevereiro de 2005. As primeiras versões e correcções traziam ainda alguns bugs e algumas diferenças significativas entre o poder de cada raça e classe, mas com o tempo, a Blizzard foi afinando a coisa e os bugs e balanceamento de raças e classes foram consideradas mais estáveis a partir do “patch” 1.12.0, lançado a 22 de Agosto de 2006. É precisamente, com base nesta versão – 1.12 Drums of War – que o WoW Classic vai ser lançado.
Cronologia do World of Warcraft
Desde a versão original – vanilla – até hoje, com a informação do nível máximo que os personagens podem alcançar:
Nome
Vanilla
Data de lançamento
23-11-2004 AN/NZ/AU
18-01-2005 Coreia
11-02-2006 Europa
Nível máximo
60
The Burning Crusade
Wrath of the Lich King
16-01-2007
13-11-2008
70
80
Cataclysm
Mists of Pandaria
07-12-2010
25-09-2012 AN/EUR
27-09-2012 COR/TWN
85
90
Warlords of Draenor
Legion
Battle for Azeroth
13-11-2014
30-08-2016
13-08-2018 América
14-08-2018 Global
100
110
120
Classic
27-08-2019
60
Azeroth nos tempos do vanilla
O mundo de Azeroth, para quem o conhece nas expansões actuais, foi crescendo ao longo das 7 expansões. No tempo do vanilla, Azeroth era constituído apenas pelos continentes de Kalimdor e Eastern Kingdoms.
As zonas que foram afectadas em algumas expansões, como a enorme devastação ocurrida no Cataclysm, estão todas no seu estado original e existem até zonas que ainda estão inacessíveis, como por exemplo, Mount Hyjal e Uldum em Kalimdor e Gilneas e Twilight Highlands em Eastern Kingdoms. Também, as cidades afectadas pelo Cataclysm, especialmente Stormwind (Alliance), estão no seu estado original, com as zonas intactas.
Facções, raças e classes
O jogo apresenta duas grandes facções, a Aliança e a Horde. Outrora uniram-se para combater um inimigo comum, a Burning Legion, mas, agora, os tambores de guerra soam novamente e as duas facções estão em guerra.
Notem bem: As raças disponíveis e as combinações raça / classe são muito menores que na expansão actual.
Aliança (Alliance)
Raça
Classes
Humanos
- Mage
- Paladin
- Priest
- Rogue
- Warlock
- Warrior
Dwarfs
- Hunter
- Paladin
- Priest
- Rogue
- Warrior
Gnomos
- Mage
- Rogue
- Warlock
- Warrior
Night Elfs
- Druid
- Hunter
- Priest
- Rogue
- Warrior
Horde
Raças
Classes
Orcs
- Hunter
- Rogue
- Shaman
- Warlock
- Warrior
Tauren
- Druid
- Hunter
- Shaman
- Warrior
Troll
- Hunter
- Mage
- Priest
- Rogue
- Shaman
- Warrior
Undead
- Mage
- Priest
- Rogue
- Warlock
- Warrior
Profissões
Colheita
Produção
Secundárias
- Herbalism
- Mining
- Skinning
- Alchemy
- Blacksmithing
- Enchanting
- Engineering
- Leatherworking
- Tailoring
- Cooking
- First Aid
- Fishing
Zonas para subir de nível e facções
Kalimdor
Zona
Níveis
Facção
Durotar
Mulgore
1-10
1-10
Horde
Horde
Teldrassil
1-10
Aliança
Darkshore
10-20
Aliança
The Barrens
10-25
Horde
Stonelaton Mountains
15-27
Contestada
Ashenvale
18-30
Contestada
Thousand Needles
25-35
Contestada
Desolace
30-40
Contestada
Dustwallow Marsh
35-45
Contestada
Feralas
40-50
Contestada
Tanaris
40-50
Contestada
Azshara
45-55
Contestada
Felwood
48-55
Contestada
Un’goro Crater
48-55
Contestada
Winterspring
53-60
Contestada
Silithus
55-60
Contestada
Moonglade
–
Contestada (apenas drúidas)
Eastern Kingdoms
Zona
Níveis
Facção
Elwynn Forest
1-10
Aliança
Dun Morogh
1-12
Aliança
Tristaf Glades
1-10
Horde
Loch Modan
10-20
Aliança
Silverpine Forest
10-20
Horde
Westfall
10-20
Aliança
Redridge Mountains
15-25
Contestada
Duskwook
18-30
Contestada
Hillsbrad Foothills
20-30
Contestada
Westlands
20-30
Contestada
Alterac Mountains
30-40
Contestada
Arathi Highlands
30-40
Contestada
Stranglethorn Vale
31-45
Contestada
Badlands
35-45
Contestada
Swanp of Sorrows
35-45
Contestada
The Hinterlands
40-50
Contestada
Searing Gorge
45-50
Contestada
The Blasted Lands
45-55
Contestada
Burning Steppes
50-58
Contestada
Western Plaguelands
50-58
Contestada
Eastern Plaguelands
53-60
Contestada
Blackrock Mountain
49-60
Contestada
Deadwind Pass
55-60
Contestada
Lembrem-se que as zonas contestadas, são zonas onde, habitualmente, existem vilas das duas facções. Em servidores PvP (Player vs. Player – Jogador vs. Jogador), é onde se dão os maiores confrontos entre os jogadores das duas facções, pois é extremamente fácil cruzarem-se uns com os outros. Já em servidores normais, Role Play e PvE (Player vs. Environment – Jogador vs. Ambiente, criaturas), só é possível atacar jogadores, da facção contrária, se estes tiverem o modo PvP activo.
Faseamento no WoW Classic
Apesar de que, na versão 1.12, já estavam disponíveis várias dungeons avançadas, raids, eventos e zonas, a Blizzard pretende oferecer a mesma experiência do vanilla em termos de faseamentos da disponibilidade destas. Assim, no lançamento, numa primeira fase, apenas 3 instâncias estarão disponíveis. Ao longo do tempo, irão surgir novas fases com a abertura progressiva das restantes.
A saber:
Fase 1
- Molten Core
- Onyxia
- Maraudon
Fase 2
- Dire Maul
- Azuregos
- Kazzak
Fase 3
- Blackwing Lair
- Darkmoon Faire
- Darkmoon deck drops
Fase 4
- Zul’Gurub
- Green Dragons
Fase 5
- Ahn’Qiraj War Effort
- Ahn’Qiraj raid (após war effort)
- Reconfiguração do loot das dungeons: Tier 0.5, relíquias, rácio de “drops” e alteração de locais
Fase 6
- Naxxramas
- Invasão da Scourge
Talentos
O sistema de talentos, no vanilla, é muito diferente do actual. Na realidade, foi, na minha opinião, o melhor sistema de talentos. É constituído por uma árvore em que podemos ir atribuíndo pontos ao nosso gosto, à medida que se vai subindo de nível. Abaixo, mais informações nas ligações recomendadas.
O WoW Classic também trará algumas melhorias relativamente ao vanilla, sobretudo em termos gráficos. Segue-se uma lista de ligações recomendadas e de referências para mais informações.
Links recomendados:
- https://classic.wowhead.com/guides/classic-wow-classes-and-talent-overview
- https://www.pcgamer.com/uk/wow-classic-races-vanilla-horde-alliance/
- https://classic.wowhead.com/guides/classic-world-of-warcraft
- https://legacy-wow.com/vanilla-addons/
- https://vanilla-wow.fandom.com/wiki/World_of_Warcraft:_Classic
- https://classicwow.live/
- https://classic.wowhead.com/
- https://www.wow-petopia.com/classic/ (para hunters)
Referências:
- https://vanilla-wow.fandom.com/wiki/Zones_by_level
- https://www.pcgamer.com/uk/world-of-warcraft-classic-will-be-split-into-six-phases/
- O próprio jogo…
Informação de direitos de autor: As imagens apresentadas pertencem ao jogo World of Warcraft e são propriedade da Blizzard.
Este artigo foi escrito com a grafia pré-AO90