Home > Sci-Fi > Mistério da ilha da Páscoa

Mistério da ilha da Páscoa

 Muitas pessoas estão familiarizadas com as famosas imagens de cabeças de pedra na ilha da Páscoa, chamadas Moai. Uma teoria bastante interessante sustentada pelos crentes dos deuses astronautas, sustenta que não existe conhecimento de como foram feitas ou transportadas.  Mas isso não é inteiramente verdade. Por exemplo, sabemos exactamente como as estátuas foram esculpidas, pois existem estátuas em vários estágios de construção, pois teriam sido abandonadas nesse estágio. Também os instrumentos de pedra usados para esculpir a rocha vulcânica, foram encontrados nas pedreiras.

Mistério da ilha da Páscoa - Moais

Mais uma vez, colocaram o problema do transporte das estátuas e de como esse transporte se poderia ter realizado. Na ilha da Páscoa, esta situação revela-se ainda mais enigmática, uma vez que a ilha é desprovida de árvores. Os defensores das teorias de extraterrestres, afirmam que quando os primeiros exploradores desembarcaram na ilha em 1700 constataram a inexistência de árvore, assim, as estátuas não teriam sido transportadas com o uso de árvores para fazer rolos. Mas esta constatação é um falso dilema, uma vez que os defensores destas teorias pelo facto de não existirem árvores, concluem que elas nunca existiram e assim, defendem a suposta intervenção alienígena.



 Sabemos isso através das amostras de pólen retiradas dos lagos da cratera, bem como outros métodos, que no passado existiu grande abundância de árvores na ilha.  Na verdade, a razão pelo qual não existem árvores na Ilha de Páscoa, provavelmente se deve ao fato dos seus habitantes as terem cortado para transportar as mais de 1000 Moais durante 100 anos. Em outras palavras, eles usaram todas as árvores.

 Uma coisa que não podemos deixar de ter em consideração sobre a Ilha de Páscoa é a erosão do solo causada pela ausência de árvores, isto porque não existe sistemas de raízes para segurar o solo no lugar e nada que pudesse suster as águas das chuvas. Tal como é afirmado pelos defensores das teorias da intervenção extraterrestre na ilha da Páscoa, algumas das Moai têm corpos completos e não apenas a cabeça, mas isto ficou a dever-se provavelmente devido à erosão do solo, pois num curto espaço de tempo elas foram cobertas até ao pescoço. Este foi o resultado directo da inexistência de árvores.

Mistério da ilha da Páscoa

Então, sabemos como as Moai foram feitas; conhecemos as ferramentas que foram encontras nas pedreiras e sabemos que existia árvores na ilha, por isso os seus construtores puderam retirar as estátuas das pedreiras e fazer o seu transporte. Algumas estátuas têm uma espécie de chapéus vermelhos e, segundo investigadores, os mesmos eram um símbolo de prestígio.

About João Fernandes

Licenciado em Relações Internacionais; Business Manager da Webmind; Blogger e múltiplos interesses nas áreas das ciências, tecnologia, História e política. Trabalha como freelancer em websites e publicidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published and it is optional.